segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hospital Manoel Novaes acolhe projetos sociais


O Hospital Manoel Novaes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu no último domingo (10) uma visita especial. O palhaço Ronald, personagem símbolo da rede de fast food Mc Donald´s, visitou crianças na unidade hospitalar promovendo o Show do Ronald. A visita contou com números de mágica, brincadeiras, entrega de brindes e muita emoção. De forma permanente, o Hospital mantém os projetos Amigos do Riso e Sorriso Frouxo, que trabalham o bom humor na amenização da dor e no auxílio ao bem-estar e à saúde.


Com uma hora de duração, o Show do Ronald dentro do Hospital Manoel Novaes foi realizado na Pediatria e Enfermaria Oncológica, esta última, unidade onde são tratadas crianças acometidas por câncer. Durante toda a visita, crianças, acompanhantes e até mesmo os colaboradores puderam se divertir e amenizar as tensões próprias de uma unidade hospitalar.


Com algumas adaptações para o ambiente, o Show do Ronald não utilizou equipamentos sonoros de grande ruído, não houve distribuição de alimentos ou guloseimas, respeitando a condição geral das crianças internadas, com possíveis contra-indicações médicas. Os números coletivos e as abordagens individuais a cada criança assistida integraram a dinâmica.

Amigos do Riso
De caráter permanente, com ações programadas sempre aos domingos, o Hospital Manoel Novaes mantém em parceria com uma instituição religiosa de Itabuna o projeto Amigos do Riso. Criado para levar diversão às crianças e adolescentes internadas no Hospital Manoel Novaes, o projeto trabalha de forma lúdica ações de bem-estar e promoção da qualidade de vida, auxiliando na mais rápida recuperação da saúde.


Outro projeto também executado no Hospital Manoel Novaes é o Sorriso Frouxo, idealizado e apoiado pelas Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “É um grupo de jovens universitários que visitam o Hospital sempre aos sábados à tarde ou aos domingos para levar o sorriso aos pacientes internados”, detalhou a presidente das Irmãs Auxiliadoras, Zélia Pinto. Coordenado pela médica e secretária do grupo de Irmãs Mércia Margotto, os jovens se paramentam com roupas e fantasias de palhaço, adereços comprados pelas Irmãs Auxiliadoras.


“Estudos realizados comprovam que o bom humor e o riso são alguns dos melhores remédios para a cura de doenças, ou mesmo elementos que ajudam as pessoas a manter uma boa saúde. Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas, que são substância que combatem a dor, entre outros benefícios”, detalhou a gerente de enfermagem do Hospital Manoel Novaes, Margarida Amorim.


Segundo o provedor Renan Moreira, a Santa Casa de Itabuna está aberta a parcerias e projetos que auxiliem no trabalho proposto pela instituição filantrópica. “Atendendo e respeitando as condições e exigências do ambiente hospitalar, estes projetos são sempre bem-vindos, já que auxiliam a mais rápida recuperação da saúde dos pacientes internados”, declarou Renan.(scmi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário