terça-feira, 12 de julho de 2011

Manoel Novaes renova título de Hospital Amigo da Criança


O Hospital Manoel Novaes passou por recente avaliação do Ministério da Saúde/Unicef e teve mantida o título de Hospital Amigo da Criança. Cumprindo os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno, a unidade hospitalar foi recredenciada como hospital referência para assistência materna e infantil pelo órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelas crianças e adolescentes. Ao todo são 16 anos de manutenção do título de Hospital Amigo da Criança.

Ainda entre os dias 27 e 28, duas auditoras técnicas do Ministério da Saúde Dolores e Rita Gramacho estiveram no Hospital Manoel Novaes onde inspecionaram rotinas e procedimentos hospitalares classificatório para a revalidação do título. As auditoras passaram dois dias realizando também entrevistas com usuários, funcionários, gestores e acompanhantes sobre a assistência oferecida no hospital.

“Tivemos o título renovado com uma conceituação muito boa, registrando inclusive elogios por parte das técnicas e o reconhecimento do Hospital como referência para o SUS em alta e média complexidade na assistência materno e infantil”, definiu o diretor técnico do HMN, Jaime Nascimento.

Entre os itens avaliados, o Hospital Manoel Novaes comprovou cumprir os 10 passos para o aleitamento materno, a exemplo da existência de uma norma escrita sobre aleitamento materno; treinamento de toda a equipe; informação para todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação; auxílio às mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto; apresentação às mães sobre como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

Ainda é norma no Hospital Manoel Novaes a orientação ás mães a não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica; a praticar do alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia; o encorajamento à amamentação sob livre demanda.

Durante a visita das técnicas, foram apresentados projetos e programas que auxiliam a manutenção da qualidade na excelência desenvolvida dentro do Hospital. “Elas inclusive levaram cópias dos projetos Doulas, Força Tarefa, do relatório de Gestão, para serem apresentados como modelo para outras instituições”, definiu a gerente de enfermagem, Margarida Amorim.



Sobre o título

A importância da manutenção do título de Hospital Amigo da Criança está no recredenciamento da instituição como hospital excelência para assistência materna e infantil. “É a comprovação que estamos cumprindo toda legislação que rege a assistência à mulher e à criança, certificando a qualidade de excelência e nos tornando referência para aporte de recursos e benefícios por parte do Governo, de ONGs, de instituições privadas, entre outros parceiros”, definiu o provedor da Santa Casa de Itabuna, Renan Moreira.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.(SCMI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário