segunda-feira, 18 de julho de 2011

Irmãs Auxiliadoras promovem ações solidárias na SCMI


As Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estão em pleno desenvolvimento de uma nova campanha de produção de enxoval para mães acompanhantes do Hospital Manoel Novaes. Trata-se da aquisição de quatro fardos de tecido para produção de 240 robes que serão utilizados pelas acompanhantes das crianças e adolescentes internadas naquela unidade hospitalar. Uma série de ações sociais compõe a rotina do grupo que auxilia na gestão junto à provedoria da instituição.

Segundo a presidente das Irmãs Auxiliadoras, Irmã Zélia Fonseca, a campanha que está em andamento integra o projeto de acolhimento dos familiares dos pacientes internados. “O projeto Mães Acompanhantes compreende, entre outras ações, a identificação destas mulheres com os robes, vestimenta diferenciada que facilita o trabalho dentro da Pediatria, da Maternidade, UTE e UTI Neonatal. Estaremos renovando a doação, entregando agora mais 240 peças”, declarou Irmã Zélia.

Em ações que envolvem os três hospitais da Santa Casa de Itabuna, o Hospital São Lucas com freqüência integra campanhas de doação de produtos de higiene pessoal, fraldas geriátricas e lençóis. “Como lá temos um público exclusivamente do SUS, somos solicitadas a colaborar com ações solidárias. Para o Hospital Calixto Midlej Filho também realizamos a doação de chambres para pacientes”, declarou Irmã Zélia.

Paralelo às campanhas solidárias realizadas, as Irmãs Auxiliadoras trabalham de forma permanente com a visitação de pacientes. Sob a coordenação de grupo da Irmã Auxiliadora Marilda Gomes, as visitas ao Hospital Calixto Midlej Filho ocorrem sempre às quartas-feiras no período da manhã; no Hospital Manoel Novaes, coordenadas pela Irmã Auxiliadora Ana Maria do Espírito Santo, as visitas ocorrem também às quartas-feiras, durante a tarde; e nas quintas-feiras, no período da manhã, pacientes do Hospital São Lucas recebem o grupo de Irmãs Auxiliadoras coordenado por Climene Costa.

“Ainda desenvolvemos durante muito tempo o Projeto Humanização, junto aos colaboradores e médicos, ação que está hoje sob a responsabilidade da coordenadora de Recursos Humanos, Eneila Cerqueira”, declarou Irmã Zélia Fonseca. Para o provedor Renan Moreira, o trabalho das Irmãs Auxiliadoras é essencial. “Elas desenvolvem ações fundamentais no exercício da Ética, Cristianismo, Humanização, Respeito e Responsabilidade, valores que sustentam a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna desde a sua criação”, afirmou o provedor.



Encontro

Para este sábado (16), as Irmãs Auxiliadoras e convidados participam do II Encontro de Espiritualidade, momento de integração e reflexão sobre o trabalho realizado junto à Santa Casa de Itabuna. “Estaremos em um grupo de aproximadamente 40 pessoas e sairemos de Itabuna com destino ao Retiro de Nossa Senhora do Carmo, no Banco da Vitória, para um dia inteiro de atividades”, declarou Irmã Zélia.

Entre as irmãs eleitas e as irmãs voluntárias, hoje são 28 Irmãs Auxiliadoras em atuação, grupo previsto na estrutura organizacional da Santa Casa de Itabuna, que iniciou atividades ainda em 2008, quando foi iniciada a primeira gestão do provedor Renan Moreira.Fonte:SCM
I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário