segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Santa Casa promove palestra sobre Síndrome de Down

   Discutir as inovações na área de pesquisa da Síndrome de Down e também as diferentes formas de inclusão do portador desta síndrome na sociedade são os objetivos de uma palestra que será ministrada nesta sexta-feira (19), a partir das 19 horas, no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Com o tema “Protocolo de Investigação Clínica em Síndrome de Down”, a palestra será ministrada pelo geneticista pediatra Zan Mustacchi, diretor clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (Cepec-SP). 

    Mustacchi é orientador do Núcleo Aprendendo Down, com sede em Itabuna, e terá como proposta em sua explanação, dar uma verdadeira aula de inclusão e conhecimentos técnicos. “Mais uma vez teremos o privilégio de estar com Dr. Zan. Além do vasto conhecimento técnico que ele possui, tem um currículo grandioso. Dr. Zan alia o conhecimento a sensibilidade, dono de uma didática fantástica e, sobretudo da vontade de servir, representando um ícone na Pediatria e Genética, que tem mudado a história das pessoas com Síndrome de Down”, destacou a médica Célia Kalil, coordenadora do evento e presidente do Núcleo Aprendendo Down. 

    A expectativa é de que mais de 100 profissionais da área de saúde e educacional, além de estudantes e familiares de Downs, participem do evento que é uma realização da Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos (Funcepes), com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna/Plansul, Núcleo Aprendendo Down e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 

    Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, não só é necessária a atualização dos conhecimentos técnicos dos profissionais da área de saúde, como de extrema importância também para o bom desenvolvimento da criança down, que seus pais tenham a preocupação de apresentá-la e incluí-la na sociedade. 

    Célia Kalil ressalta que reuniões e palestras como esta são fundamentais para levar conhecimento para as pessoas, principalmente às novidades que ter surgido na área médica no que diz respeito às medidas preventivas e aos diagnósticos. “A avaliação intra-útero, por exemplo, é um método consiste na descoberta ainda no útero da mãe, se o bebê será portador ou não da Síndrome de Down”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário