Para marcar a passagem do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (25), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através do seu Banco de Sangue, intensificou os trabalhos neste mês de novembro com o intuito de atrair um número maior de doadores, já que a unidade de captação de doadores sempre tem operado com déficit. Visitas as cidades circunvizinhas, através de parcerias com as Prefeituras Municipais, Igrejas e Clubes de Serviço, tem feito parte da programação.
Para esta quinta-feira a expectativa é de que cerca de 120 doadores compareçam a unidade para doar sangue e ainda realizar o cadastro de doador de medula óssea. Na oportunidade serão distribuídas camisas padronizadas para os doadores e ainda um café-da-manhã especial. O coordenador administrativo do Banco de Sangue, André Minervino, destaca a importância das parcerias para que novos doadores sejam sensibilizados e com isso ampliado o estoque de sangue. “Precisamos mensalmente de uma média de 1.300 bolsas de sangue para que possamos atender a demanda de toda a região, que a cada dia aumenta.
Minervino informa ainda que são diversos os pacientes que necessitam constantemente de sangue: “Pessoas que passam por algum tipo de intervenção cirúrgica não só dos hospitais da Santa Casa mas também em outros da região, portadores de doenças no sangue, pacientes que fazem hemodiálise e também tratamento oncológico”, completa.
O vendedor Antônio Marcos dos Santos, 36 anos, lembra que há cerca de 2 anos necessitou de transfusão de sangue e só então percebeu a importância deste ato. “Minha vida foi salva graças ao sangue de um doador. Depois disso passei a doar sangue constantemente. Este é um ato que não dói e nem vicia”, ressalta.
Parcerias
Neste mês de novembro o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna esteve nos municípios de Ibicaraí, Ubaitaba e Santa Luzia, captando doadores de sangue. Em Ubaitaba, por exemplo, através de uma parceria com o Rotary Clube foram coletadas 100 bolsas de sangue. “Em Santa Luzia conseguimos 89 unidades, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e em Ibicaraí 90 bolsas através de uma parceria com a Igreja Adventista”, informou André Minervino.
A médica Regiana Quinto de Souza, chefe do Banco de Sangue, ressalta a necessidade de outros municípios terem a mesma iniciativa de ajudar o Banco de Sangue. “Doar sangue é a demonstração de um ato de amor ao próximo que salva vidas. Além disso, quem doa sangue recebe gratuitamente uma série de exames laboratoriais, um verdadeiro check up”, informa.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, destaca a importância da realização de parcerias para a captação de novos doadores, e lembra de uma iniciativa dos Rotarys Club Itabuna e Itabuna Sul. “Eles realizaram uma recente campanha para captação de doadores de sangue, que gerou bons resultados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário