sábado, 20 de novembro de 2010

Dicas para cuidar da saúde durante a viagem de férias

    Na hora de programar a viagem e garantir que tudo corra bem durante as férias é fundamental tomar alguns cuidados com a saúde. Para isso, os viajantes devem ficar atentos quanto ao consumo de água e alimentos, quanto aos riscos de acidentes e também em relação a animais peçonhentos e insetos. Antes da viagem o ideal é fazer uma consulta e um check-up médico. Também vale a pena verificar se a rede credenciada do seu plano de saúde possui cobertura em seu destino de férias.
Confira algumas dicas para viajar tranquilo
- Vacine-se antes de viajar: Se o seu roteiro de viagem inclui alguma cidade ou país em que é necessária a vacinação contra algum tipo de doença, recomenda-se tomar a vacina com pelo menos 4 semanas de antecedência.  Vários países exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. Verifique antecipadamente quais as vacinas exigidas e quais as recomendadas para o seu destino de viagem.
Doenças para as quais as vacinas são indicadas: gripe, hepatite A e B, febre amarela, raiva, febre tifóide, meningite, tétano, etc. Ainda não existem vacinas contra malária, dengue, AIDS, entre outras, por isso todo o cuidado é importante.
- Picadas de insetos: A picada de um inseto infectado pode transmitir doenças como malária, febre amarela, dengue, leishmaniose, doença de chagas, doença do sono, doença de Lyme, entre outras. Por isso, é importante evitar o contato com estes insetos. Opte por utilizar roupas que cubram a maior parte da superfície do corpo, evite sair nos horários do nascer e pôr do sol e use repelente – em crianças recomenda-se aplicar o tipo de repelente adequado à idade.
- Intoxicação Alimentar e diarréia: Estes são os problemas médicos mais frequentes entre os viajantes e ocorrem principalmente devido a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados.
- Alimentação: Alimentos contaminados na maioria dos casos não possuem cheiro, gosto ou aspecto diferentes. Portanto, evite consumir alimentos crus, leite não pasteurizado e seus derivados como o creme de leite, maionese, temperos aos quais não está habituado, gelo e outros itens cuja procedência não seja confiável.  Prefira alimentos bem cozidos ou assados, servidos ainda quentes, frutas descascadas em sua presença. Só consuma peixes e frutos do mar frescos.  Procure beber apenas água mineral engarrafada ou água fervida.
- Insolação: em regiões com alta incidência de sol, inclusive locais frios e/ou com neve, é imprescindível o uso de protetor solar, chapéu e óculos escuros.
- Doenças crônicas: Pacientes portadores de doenças crônicas devem levar consigo todos os medicamentos necessários ao seu tratamento. A medicação deve, preferencialmente, estar em sua respectiva embalagem e com a receita assinada pelo médico. Os nomes genéricos dos medicamentos devem estar traduzidos para o inglês, em caso de viagens internacionais.
- Afogamento: O viajante deve evitar nadar ou pescar sozinho, não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água e, se for praticar mergulho, deve checar bem os equipamentos.
- Acidentes de trânsito: Utilizar cinto de segurança e respeitar as demais leis de trânsito são fundamentais para evitar danos à saúde ou até mesmo mortes decorrentes de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário