Promover o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais da área de enfermagem que atuam nos três hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) – Calixto Midlej Filho, São Lucas e Manoel Novaes -, foi um dos objetivos do 1º Curso de Medidas Preventivas de Infecção Hospitalar. O evento foi realizado durante três dias – de 24 a 26 de agosto -, no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), através de uma parceria entre a Santa Casa de Itabuna e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Estudantes de Enfermagem da Uesc, que são bolsistas dos projetos de extensão “Prevenção e Controle da Infecção relacionada a Assistência à Saúde” e “Educação Continuada”, sob a orientação das professoras Sônia Maria Isabel Lopes Ferreira e Noélia Silva Oliveira, participaram da capacitação ministrando palestras sobre vários subtemas que nortearam o tema central “Medidas Preventivas de Infecção Hospitalar”.
Precaução padrão, Infecções dos aparelhos urinário, respiratório, e circulatório; Infecções de feridas cirúrgicas e Microbiologia de IH foram alguns dos assuntos discutidos durante os três dias do curso que contou com a presença de cerca de 140 enfermeiros, técnicos em enfermagem e estudantes da área. A capacitação foi totalmente gratuita para os funcionários da SCMI.
“Nossa intenção é sempre incentivar a busca da eficiência e da eficácia no desempenho das tarefas executadas pelos profissionais da área de saúde, de modo a garantir também a segurança do paciente e de nós profissionais durante a realização dos procedimentos”, frisou uma das organizadoras do evento, a enfermeira Tereza Carolina Silva, da Comissão de Controle em Infecção Hospitalar (CCIH) do Calixto Midlej. Também estiveram na coordenação do Curso, as enfermeiras Naira Cruz, do Serviço de Educação Continuada do HCMF, e Pricila Chavenco, do CCIH.
Palestrantes
No encerramento do curso, na quinta-feira (26), os estudantes da Uesc Vinícius Lacerda, Elizângela Costa, Larissa dos Santos e Thalita Matos falaram sobre as Medidas Preventivas de Infecção do Trato Vascular; Microbiologia; Infecção Hospitalar; e Precaução Padrão, sendo esta última, os cuidados que os profissionais de enfermagem devem ter com alguns tipos de doenças infecto-contagiosas.
Já na terça e quarta-feira (25 e 26), respectivamente, a enfermeira Maria Vitória Gonçalves falou sobre Biosegurança, e os estudantes Mariana Santos, Larissa dos Santos e Raíssa Montalvão discorreram sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Infecção dos tratos urinário e respiratório.
Demanda
Por conta da grande procura pelo curso, a enfermeira Tereza Carolina informa que uma nova capacitação já está programada para acontecer nos dias 21, 22 e 23 de setembro, quando será abordado o mesmo tema. “Temos inclusive lista de reserva, e isso é importante ,porque mostra que os profissionais estão cada vez mais conscientes de que é preciso se qualificar, pois a infecção hospitalar é de co-responsabilidade da equipe de enfermagem”. E completa: “Precisamos usar dessas medidas preventivas para proteger não só os pacientes, mas também nos proteger, e consequentemente melhorar a qualidade da nossa assistência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário