As frutas são provavelmente o melhor tipo de alimento que existe. Saborosas, práticas, nutritivas, elas são praticamente perfeitas. Apesar disso, você não devem comê-las de qualquer jeito. Nem todas as frutas se dão bem quando consumidas juntas.
A primeira regra é que frutas só vão bem com frutas. Não tente misturá-las com arroz, com sanduíches ou com outros tipos de alimentos. O ideal é comê-las com o estômago vazio e depois esperar pelo menos 30 minutos antes de fazer outra refeição.
Outro segredo é não misturar frutas doces com frutas ácidas. As ácidas requerem um tipo de suco gástrico para serem digeridas, enquanto as frutas doces requerem um outro tipo.
Pela lei da química, um suco gástrico anulará o outro se esses tipos de frutas forem consumidos ao mesmo tempo. Cuidado, então, com as saladas de frutas. Talvez elas não sejam digeridas tão facilmente como você pensa.
Frutas ácidas ou cítricas são aquelas como tangerina, morango, toranja, lima, limão, abacaxi e laranja. Já as doces são uvas, maçãs, pêras, pêssegos e outras. As bananas são consideradas neutras. Alguns nutricionistas recomendam que as bananas sejam consumidas sem misturar com outras frutas, enquanto outros dizem que elas vão bem com qualquer fruta.
Para consumir frutas mais frescas, a regra é simples: veja as que estão mais baratas. Frutas da estação são mais facilmente cultivadas, por isso ficam mais baratas. Por fim, sempre que puder, opte por frutas orgânicas, livre de agrotóxicos. O seu corpo agradece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário