quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Câncer de mama em homens

Coluna Medicina O Câncer de mama masculino acomete idade média de 60 anos. A incidência em relação ao câncer feminino é de 1%. Em Mossoró por exemplo já tive a oportunidade de diagnosticar dois casos, ambos, apresentando-se em estado avançado. Incidência maior em pessoas da raça negra.

Os fatores de risco para a doença, são: trabalhadores do setor elétrico, radiação ionizante, exposição crônica no trabalho ao calor, em fundição de aço, alto forno, componentes hereditários, orquite infecciosa, síndrome Klinefelter.

Quanto aos fatores de natureza clínica, se manifesta através do endurecimento retroaurecular, de superfície irregular, e limites impreciosos. Precocemente há aderência a papila e auréola, fixação à pele, ulceração e metástase da doença são semelhantes no homem e na mulher.

O Diagnóstico, acontece através da realização de exame físico, verificando a existência de um tumor, retração, ulceração ou descarga papilar. A mamografia por exemplo, auxilia no diagnóstico. Já a confirmação da malignidade é feita pela histopatologia ou PAAF (Punção aspiratória com agulha fina).

O carcinoma ductal infiltrante constitui até 85% dos casos.

Existem dois tipos de tratamento: Um través da cirurgia, realizando a mastectomia radical ou uma mastectomia simples com radioterapia pós operatório, e a segunda, com a realização do tratamento adjuvante-RE(+)-quimioterapia. 

Neste os resultados são difíceis de serem avaliados, em decorrência da baixa freqüência e da pluralidade das terapêuticas usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário