Oitenta e sete doadores compareceram durante todo o dia de sábado (23) na Feira de Saúde do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, para participar da campanha de incentivo à doação de sangue lançada pelos Rotarys Itabuna e Itabuna Sul. Desse total, 74 estiveram aptos para doação, após passar por uma triagem hematológica e clínica.
Vários serviços de saúde e beleza foram oferecidos através de uma parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o Hospital de Olhos Beira Rio e o Centro de Beleza Biboca Cabeleireiros. Atividades na área de fisioterapia, serviços de cortes de cabelo e manicure, teste de glicemia, e medição da pressão e acuidade ocular foram alguns dos serviços oferecidos com o intuito de atrair o público doador e ainda sensibilizar aquelas pessoas que nunca doaram sangue.
O vendedor Antonio Marcos dos Santos, 36 anos, é doador há dois anos e esteve presente na Feira de Saúde. Ele conta que passou a doar sangue depois que precisou de uma transfusão durante uma cirurgia. “Desde então não parei mais de doar, isto porque senti na pele a importância deste simples ato”, contou.
Durante a Feira de Saúde também foi possível fazer o cadastro de doadores de Medula Óssea. E assim fez a juíza federal Maízia Pamponet,
dando sua contribuição para o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna. “Já tive a oportunidade de ouvir palestras sobre o assunto, e fiquei impressionada com o número de crianças que precisam de doação de medula óssea. Sensibilizada, não poderia deixar passar esta oportunidade”, comentou. Ao final do dia, também foi contabilizado o cadastro de 57 doadores de medula óssea.
A médica Regiana Quinto, chefe do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, chamou a atenção para a necessidade da doação de sangue. “Existe uma demanda muito grande na Santa Casa de Itabuna. Pacientes oncológicos e aqueles que passam por cirurgias são alguns dos que mais necessitam de transfusão de sangue, e o Banco de Sangue precisar estar com o seu estoque em dia para atender estas pessoas, mas infelizmente trabalhamos sempre com déficit.”
Os rotarianos Ubirajara Coelho e Antônio Augusto, presidentes do Rotary Itabuna e Itabuna Sul, respectivamente, coordenaram a campanha e garantiram que os membros dos dois Rotarys estarão empenhados para captar doadores. “Sabemos das dificuldades para manter em dia o estoque de sangue. O Banco necessita de 1.400 bolsas por mês, mas o máximo que se tem alcançado são 900”, destacou Ubirajara Coelho. O presidente Antonio Augusto, do Rotary Itabuna Sul completou: “Firmamos esse compromisso com a população de Itabuna e estaremos sempre presente”.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Renan Moreira, também visitou a Feira de Saúde e durante todo o tempo em que esteve no evento não deixou de incentivar quem ali estava presente a fazer sua doação. “Doar sangue é um simples ato que não dói, ajuda a salvar vidas e só traz benefícios para quem é doador, inclusive recebendo gratuitamente uma série de exames laboratoriais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário