Uma ação constante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem sido procurar a cada dia trazer novas tecnologias para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. Um exemplo recente disso foi a aquisição de um moderno Arco Cirúrgico Digital, modelo Raymed RDS 800, que já está sendo usado nos procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF). O aparelho é o único existente em todo o Sul e Extremo Sul da Bahia.
O novo aparelho vem para somar as ações médicas que já vinham sendo realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com outro Arco Cirúrgico já existente na instituição, mas não tão moderno quanto o modelo Raymed RDS 800, adquirido há cerca de uma semana. “A diferença está que neste novo aparelho são usados comandos digitais na tela, o cirurgião pode contar com sistemas específicos para diferentes funções, a exemplo de procedimentos cirúrgicos nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Angiologia e ainda alguns gerais”, explica a enfermeira Cácia Mara Oliveira, que atua no Centro Cirúrgico do HCMF.
O Arco Cirúrgico Digital ainda possibilita ao cirurgião observar em tempo real a área que passará pelo procedimento, através de um sistema intensificador de imagens em alto contraste, ou seja, ele possibilita uma maior nitidez da imagem, além de possuir um sistema de impressão. O técnico em radiologia, Ricardo Nascimento, completa que o uso deste equipamento tem uma vantagem que supera todas as outras, ele encurta o tempo de cirurgia.
“Hoje além de ganhar tempo e praticidade o Arco Cirúrgico Digital oferece maior segurança na realização dos procedimentos”, completa Cácia Mara, ressaltando que ele também possibilita diminuição na incisão cirúrgica, que se transforma em benefício para o paciente no processo de recuperação. “Usando uma linguagem mais clara, sem termos técnicos, podemos dizer que o Arco Cirúrgico é como se fosse Raio-X com imagem Digital”.
Demanda
Com o novo Arco Cirúrgico Digital, será possível a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna atender um número maior de pacientes. “O Hospital Calixto Midlej Filho dispõe de duas salas próprias para receber o Arco Digital, mas até então elas não estavam sendo usadas simultaneamente pelo fato do hospital não dispor de dois equipamentos, tinha apenas um e que não era tão moderno como este adquirido agora”.
O gerente administrativo financeiro da Santa Casa Misericórdia de Itabuna, André Wermann, ressalta o melhoramento da qualidade do serviço prestado ao paciente e uma maior segurança na realização dos procedimentos, como pontos fundamentais para a aquisição deste novo aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário