terça-feira, 28 de setembro de 2010

Regras essenciais para a saúde



Controlar as gorduras:
Diversos estudos cientistas evidenciam a relação entre um conteúdo excessivo de gordura na alimentação com o aumento da incidência e a mortalidade do câncer de mama, cólon, reto e próstata (também parece associado com os tumores de ovário, endométrio e pâncreas).

É possível que haja vários fatores a considerar no conceito “gordura da dieta”, como a porcentagem de calorias que se ingerem a partir da gordura, os gramas de gordura consumidos diariamente, o tipo de gordura, o tempo que faz com que se ingere uma dieta rica em gordura, etc.
Em qualquer caso, seria preciso diminuir o consumo de carne vermelha e de gorduras animais, substituindo-os por carne magra, pescado, frango sem pele, azeite de oliva e lácteos desnatados.
Aviso na balança:
Os homens com sobrepeso de 40 por cento têm 35 por cento mais de probabilidades de padecer de câncer, sobretudo de cólon e reto. As mulheres com 40 por cento de sobrepeso têm 160 por cento mais de probabilidade de ter câncer, especialmente de vesícula biliar, de mama, colo do útero, endométrio e ovário.
Cozido ou ao vapor:
Ao cozinhar, são preferíveis os fervidos, assados, cozidos e ao vapor, muito melhor que os fritos. Elimine toda a gordura visível da carne e a pele do frango. Se você fritar, utilize azeite de oliva ou qualquer outro poli insaturado, antes de manteiga ou banha. As verduras de preferência devem ser consumidas cruas ou pouco cozidas, e acompanhadas as saladas com suco de limão ou adereços com pouca gordura.
No churrasco, não chamusque:
Coma só ocasionalmente carne feita ao churrasco, assim como alimentos curados ou defumados. As dietas compostas por alimentos que no seu cozimento se chamuscam, provavelmente aumentam o risco de câncer de estômago, e quando se fazem em churrascos ou muito fritos se associam com um aumento de risco de câncer retal. Este tipo de cozimento produz aminas aromáticas que podem ser carcinogênicas. Respeito aos alimentos defumados, podem conter hidrocarbonetos poli-cíclicos aromáticos, também carcinogênicos.
E não fique parado:
Existe a evidência clara que efetuar uma atividade física moderada de forma continuada pode contribuir a prevenir o câncer de cólon, além de ajudar a evitar o sobrepeso e a obesidade. A atividade física que se recomenda consiste encaminhar a passo leve (6 km/h) uma hora por dia, três vezes por semana ou mais, ou algum tipo de exercício similar. Lembre que é conveniente consultar com um especialista ou realizar a atividade em um local apropriado.(fonte: coisas de saude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário