quinta-feira, 10 de junho de 2010

Durante as festas juninas, aproveite os benefícios dos alimentos típicos


Com a proximidade das festas juninas aumenta o consumo de pinhão, alimento típico desta época. Uma semente que se forma dentro de uma pinha, com formato ovalado, textura macia e coloração amarelada, possui sabor amendoado e grande eficácia na prevenção de diversos tipos de doenças.

O pinhão é rico em manganês, zinco, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, ferro, fibras e vitamina E. O manganês e o zinco são nutrientes que agem na resposta imune do organismo, além disso, o manganês tem papel fundamental no metabolismo do colesterol, no desenvolvimento corpóreo e na reprodução, enquanto o zinco age na regulação do apetite, na aceleração de cicatrização de feridas e na melhora do paladar. A deficiência desses minerais pode comprometer o crescimento, a imunidade e favorece o aparecimento de anemia.

Os benefícios do pinhão não param por aí. A semente também possui alto teor de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e auxilia na absorção de ferro pelo organismo. Possui boa quantidade de magnésio, que ajuda na captação do cálcio, atua na função muscular, também favorece a resistência imunológica e a produção de energia nas células.

A semente ajuda no controle do diabetes, colesterol e age contra a fadiga muscular. Tantos benefícios são em razão da variedade de nutrientes, além do alto teor de fibras e potássio.

Além do pinhão, outro alimento muito consumido durante as festas juninas é o gengibre, uma raiz que apresenta grandes benefícios contra enjoos, diarreia, cólica, artrite, enxaqueca, tem ação bactericida e desintoxicante, além de agir como afrodisíaco, anti-inflamatório e favorecer a imunidade.

Se for consumi-lo na forma de chá, vale uma dica: durante o preparo fique atento à temperatura da água, pois ele perde parte de suas propriedades terapêuticas em água muito quente.

Outros alimentos também muito apreciados nesta época são o amendoim, o milho e a batata-doce, fontes de vitaminas, fibras e minerais, colaboram no combate de doenças cardíacas, mas devem ser consumidos de forma moderada devido ao teor calórico e também por serem altamente fermentescíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário