quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ataque deTubarão em Recife.





Recife é uma cidade linda que eu adoro, que tem lugares maravilhosos e por sinal estive lá esse ano de férias. Impossível não ir visitar o Recife Antigo, o Instituto Ricardo Brennand então é covardia de tão belo que é, mas infelizmente é impossível para mim que amo praia, pensar em Recife e não lembrar dos tubarões. Tanto que lá é comum ter placas nas praias, como a da foto ao lado, alertando as pessoas que não passem dos arrecifes, pois estão sujeitas ao ataque de tubarão.

De tempos em tempos somos informados pela mídia sobre algum ataque lá em Recife. Confesso que felizmente durante um bom tempo estes haviam “cessado”, mas infelizmente semana passada, dia 01 de Junho, um adolescente foi atacado.

O jovem de apenas 14 anos foi imprudente, segundo amigos que estavam com ele, o mesmo havia ingerido bebida alcoólica e nadado uns 20 a 25 metros da praia, ultrapassando assim os arrecifes, além disso a maré estava cheia. Na praia aonde houve esta fatalidade, Piedade, há placas que avisam sobre o perigo. Segundo informações, o incidente aconteceu na altura do Posto 4, na frente da igreja de Piedade, por volta das 15h. Após o ataque a vítima foi atendida no Hospital da Aeronáutica. Ele sofreu duas mordidas do animal, perdeu a mão direita e teve as duas nádegas arrancadas.

Refleti se deveria ou não colocar aqui esta triste foto, mas depois de pensar muito resolvi colocar aqui sim a foto do rapaz em questão, até porque seu rosto não está sendo mostrado. A intenção não é fazer sensacionalismo, nada disso, é chocar mesmo!!! Que o caso dele sirva de exemplo (me pergunto quantos casos precisam acontecer para que as pessoas aprendam…) Para que se perceba que a situação é séria e que medidas têm que ser tomadas, tanto pelas pessoas que frequentam a praia, assim como, também, pelas autoridades competentes.



Não estou aqui para julgar ninguém, a intenção desse post é de ALERTAR, pois infelizmente temos o hábito de achar que as coisas só acontecem com o próximo, nunca com nós mesmos. E já que lá é no Brasil o lugar que mais acontecem esses ataques, alguma coisa está errada.

Analisando o animal tubarão eu me pergunto: será que ele é esse monstro todo que pintam? Ou será que nós homens, é que somos “culpados”? Por degradar e invadir o habitat natural dessa espécie,afetando de uma maneira tal que a obriga a se expandir a “outros mares”? A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima. Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana?

Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas. Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões. De fato, os humanos não fornecem carne com gordura suficiente para os tubarões, que precisam de muita energia para movimentar seus corpos grandes e musculosos.

Se os tubarões não têm interesse em comer os humanos, por que eles nos atacam? A primeira dica vem de um padrão que a maioria dos tubarões segue. Na maioria dos ataques registrados, o tubarão morde a vítima, pára por alguns segundos (possivelmente arrastando a vítima pela água e sob a superfície), e depois a solta. É muito raro um tubarão fazer repetidos ataques e realmente comer uma vítima humana. O que acontece é que o tubarão confunde um ser humano com alguma coisa que ele geralmente come. Depois que ele sente o gosto, percebe que aquela não é a comida com a qual está acostumado e solta a pessoa.



Para um tubarão, um surfista batendo os braços sobre uma prancha de surfe pode parecer muito com uma presa usual

A confusão do tubarão é mais fácil de compreender se enxergarmos as coisas sob o ponto de vista do animal. Muitas vítimas de ataque são surfistas ou pessoas andando de body boards. Um tubarão nadando embaixo d`água vê grosseiramente um formato oval com braços e pernas pendentes remando ao longo da superfície. Isto cria uma grande semelhança com um leão-marinho (a principal presa dos grandes tubarões-brancos) ou uma tartaruga marinha (uma comida comum para os tubarões-tigres).

Acho isso tudo uma questão complexa, se fosse tal fácil de se resolver já teria sido resolvida. Já que não foi comprovado ainda o por que desses animais estarem nas praias que ficam na região metropolitana de Recife, têm-se suposições, mas não certeza… já que a realidade é essa em Recife, tiro por mim, acho que o mínimo que se tem que fazer é ter consciência da gravidade do problema e respeitar, ser educado, temer mesmo e não ultrapassar os arrecifes. Pois assim evita-se essas fatalidades, não atrapalha o turismo na cidade, enfim… lamento pelo rapaz, ele está fazendo inúmeras cirurgias e estou aqui rezando pelo sucesso na sua recuperação.

2 comentários:

  1. Eu gostaria muito de saber se o rapaz conseguiu sobreviver, lembro quando aconteceu isso, fiquei arrazada por ele!! Se por ventura tiverem notícias me escrevam no email deda@codigo10.com.ar. Me chamo Adelma, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sobreviveu, segue o link abaixo
      http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2012/06/26/vitimas-de-tubarao-carregam-marcas-para-toda-a-vida-46863.php

      Excluir